Por que é importante investir em um ERP?

A importância de um sistema ERP na gestão da sua empresa.

Marcel Savegnago

ERP significa Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. É um sistema que tem como principal função melhorar o gerenciamento das empresas a partir da automatização dos processos e da integração das atividades de cada setor. Neste artigo, falaremos sobre as vantagens de ter um ERP na empresa, além de mostrar quando a empresa precisa investir neste software e a diferença do ERP e do CRM.


Qual é a importância do Enterprise Resource Planning?

Imagina se, dentro de uma empresa, cada setor utilizasse um meio diferente para armazenar suas informações. Quando a equipe de Marketing precisasse de dados para as campanhas, teria que passar de um em um colhendo os dados. Além disso, caso a equipe de RH precisasse saber sobre as finanças, teria que pegar os dados deste departamento e colocá-los em outro software para fazer a análise. Seria muito desagradável e demandaria muito tempo, você não acha? Ademais, poderia gerar erros nas informações, comprometendo a capacidade produtiva da empresa.


Quais as vantagens em ter o ERP em sua empresa?

Automatização

O ERP automatiza as atividades e padroniza os processos, permitindo que os colaboradores desempenhem as demandas de forma ágil. Assim, as principais causas de problema são analisadas mais facilmente. Além disso, as medidas para solucioná-las são aplicadas de mais rápida e eficiente.

Integração

Com a integração de dados, a comunicação entre os departamentos é aprimorada, bem como o monitoramento por parte dos colaboradores e gestores da empresa. Além disso, gera mais transparência e segurança aos processos e às informações. Assim, as tomadas de decisões tornam-se muito mais corretas, favorecendo o crescimento da empresa.

Acompanhamento

Quando o gestor acompanha os dados de toda a empresa, conseguirá fazer um diagnóstico mais aprofundado e global sobre as medidas que são necessárias para reduzir custos sem que a produtividade seja afetada. Além disso, também poderá identificar onde é necessário investir.

Produtividade

As empresas que utilizam esse sistema integrado possibilitam que os funcionários dediquem mais tempo a atividades que gerem mais valor para a organização. Isso acontece porque eles deixam de perder tempo com tarefas administrativas (que diminui a produtividade da equipe e a eficiência das operações).


Como saber se a empresa precisa de um sistema ERP?

Você não tem certeza se precisa de um sistema de ERP? Não tem problema! Vamos te mostrar algumas situações, caso você identifique que uma delas acontece dentro de sua empresa. Talvez seja hora de repensar a gestão empresarial e cogitar implementar um software de gestão integrada, para que os processos sejam otimizados.

  • Os funcionários estão perdendo tempo com tarefas administrativas que poderiam ser automatizadas;

  • Os departamentos não funcionam de forma integrada e a comunicação entre eles é complicada;

  • Os gestores não sabem o que está acontecendo ao seu redor. Além disso, ficam dependendo de outros para saber sobre as decisões importantes que estão sendo tomadas;

  • Os dados não estão em fácil acesso a todos, o que demanda muito tempo para buscar as informações sobre a empresa;

  • Os problemas são identificados tardiamente e a equipe não consegue se engajar para resolver questões simples.


Qual a diferença entre ERP e CRM?

É bastante comum as pessoas confundirem esses dois sistemas, mas a diferença é bastante grande. O conceito de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) refere-se às práticas, estratégias de negócios e tecnologias que ajudam a captar os dados dos clientes e antecipar as necessidades dele para personalizar o atendimento e multiplicar as vendas.

Ou seja, enquanto o ERP visa otimizar a gestão dos dados internos de todos os setores da empresa, o CRM é voltado para a área comercial visando o cliente, ou seja, o foco é externo. Então, o que eles têm em comum é apenas o fato de serem utilizados para gerenciamento de algo. Optar por um ou pelo outro vai depender do objetivo do seu negócio!


Conclusão

O melhor ERP é aquele que atende as necessidades da sua empresa, portanto, o primeiro passo é identificá-las. Além disso, é importante que ele seja fácil e intuitivo para gerenciar e tenha opções personalizáveis, para adequar-se à sua realidade.

Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/por-que-e-importante-investir-em-um-erp/