Sistema ERP e CRM on-line: melhore gestão e atendimento com a ID42

Saiba mais sobre o que é um ERP e um CRM

Marcel Savegnago

Cada vez mais complexa, a gestão de qualquer empresa precisa levar em conta uma série de fatores. Ao mesmo tempo em que é necessário pensar nos gastos internos, por exemplo, é importante considerar a satisfação do cliente como forma de obter vantagens competitivas. E por mais que a maneira autônoma tenha sido o padrão por muito tempo, agora a tecnologia surgiu como um extraordinário auxílio na busca por melhores resultados.

Foi justamente pensando nisso que surgiu o sistema de ERP e o CRM on-line Odoo a fim de garantir que sua empresa aproveite ao máximo seu potencial. Mas antes de entrarmos em detalhes, será que você sabe o que é um ERP? E um CRM?


ERP

Um ERP é um software de gestão integrada que ajuda a empresa a planejar a alocação de recursos e também a processar a análise de resultados e as informações geradas sobre o negócio. Por automatizar os processos, esse tipo de software facilita a gestão e também diminui possíveis erros, melhorando a tomada de decisão e reduzindo os custos em geral.

Um sistema ERP é, basicamente, uma ferramenta que serve para ajudar a empresa a se organizar internamente, estruturando e otimizando processos e servindo como um apoio à gestão. Vale ressaltar que esse tipo de software também pode ser personalizado para se adaptar às necessidades do negócio. Com isso, é possível escolher os módulos que tenham a ver com as necessidades do negócio e da gestão.


CRM

Um CRM é uma ferramenta utilizada para gerenciar o relacionamento com clientes em geral. Esse tipo de software serve para mapear todos os pontos de contato de um consumidor (ou potencial consumidor) com a empresa. A partir desses dados, pode-se identificar oportunidades de negócio e também segmentar as campanhas de maneira mais efetiva. Ao acompanhar o caminho percorrido pelo cliente, a gestão ganha mais controle sobre o momento certo de fazer um contato, por exemplo.


Mediante a qualificação de tais contatos, é possível analisar se uma pessoa está ou não preparada para a compra. Além disso, adotar um CRM também é importante para a fidelização. Isso porque se consegue identificar os clientes inativos e reativá-los, fazendo com que se tornem clientes fiéis, e porque, conhecendo melhor os consumidores, dá para oferecer exatamente aquilo de que eles precisam. Como resultado vêm a satisfação e a fidelização.


Sistema de ERP e CRM on-line

Com a ajuda de profissionais especializados em micro e pequenas empresas, o Odoo nasceu como um sistema moderno e intuitivo para facilitar o controle de suas propostas comerciais, pedidos de vendas, notas fiscais eletrônicas e pendências financeiras de cada cliente. Tudo da maneira mais eficiente possível. Trata-se do sistema de ERP e CRM Odoo. Com as duas ferramentas integradas, fica mais fácil otimizar processos sem se esquecer da experiência do usuário e do que deve ser feito pensando nele. Dentre as funcionalidades e vantagens dessa ferramenta estão:


Controle financeiro

Para o controle financeiro, a solução do Odoo conta com funcionalidades como contas a receber e a pagar, fluxo de caixa on-line, receitas, despesas, conciliação bancária e plano de contas. Com isso, ficam reunidos em um só lugar os principais recursos para se fazer um controle financeiro de qualidade, que seja capaz de organizar um orçamento voltado para os objetivos específicos do negócio.


Controle de estoque

Com o controle de estoque é possível fazer um inventário completo de forma simplificada, inclusive com descrição dos produtos, além de monitorar as entradas e as saídas de mercadorias. Mais do que isso, o módulo de controle de estoque do sistema também permite um controle sobre fornecedores e transportadoras, cobrindo todo o processo logístico necessário para o sucesso.


Controle de vendas

Já no controle de vendas é possível não apenas emitir boletos e notas fiscais eletrônicas, mas também conhecer mais sobre os vendedores. Graças a isso, consegue-se ter total controle sobre a performance dos colaboradores e, com isso, encontrar eventuais gargalos de produção. Os clientes também fazem parte desse módulo, permitindo uma integração com o CRM. Assim você consegue observar quais clientes têm mais impacto no seu negócio, por exemplo.


Gestão de clientes

E já que estamos falando sobre os clientes, vale ressaltar que a ferramenta oferece uma gestão completa nesse sentido. Com esse recurso, a empresa saberá quem eles são, como se comportam e qual é o nível de relacionamento deles com o negócio. Isso sem contar que também dá para importar facilmente toda sua planilha de clientes, economizando tempo com cadastros únicos.


Geração de relatórios

A solução da Odoo permite que você gere e exporte uma série de relatórios gerenciais (como faturamento por cliente, produtos ou serviços por cliente, giro de estoque, fluxo de caixa e muito mais). Com isso, passa a ser possível acompanhar de perto quais são os resultados da empresa sem precisar de muito esforço, já que o software faz tudo para você ao gerar automaticamente relatórios de desempenho.


Uso na nuvem

Por ser on-line, o sistema de ERP e CRM da Odoo é todo rodado na nuvem, o que impede que os computadores do trabalho fiquem pesados, por exemplo. Além disso, o uso da nuvem ainda aumenta a segurança do armazenamento e a disponibilidade dos dados, possibilitando o acesso às informações a qualquer hora e de qualquer lugar.


Como você pôde ver, o sistema de ERP e CRM Odoo possui todas as funcionalidades para cobrir as demandas da sua empresa. Ele abastece o negócio com processos automatizados e otimizados, além de favorecer o relacionamento com os clientes, ampliando sua satisfação e os fidelizando mais facilmente. E então, preparado para mudar a gestão do seu negócio para melhor?